• Adriano Santos

E-commerce – Quais os principais desafios?

As plataformas de e-commerce no Brasil ainda apresentam um enorme espaço de crescimento. Apesar de ser um mercado bem estruturado, tem o lado de desafios por parte de quem investe.


Muitos varejistas montaram lojas digitais o que começou a gerar tamanho consumo, porém, grandes players entraram com grandes e-commerce, outros em Market Place para expandir seu negócio, o mercado livre acabou dominando uma fatia do mercado o que impactou os pequenos varejistas que perderam seu peso com o custo muito alto dentro dessas big plataformas; aumentaram-se os desafios, perdendo margem de contribuição e a concorrência online disparou.


É um grande desafio hoje entrar nesse tipo de negócio, entretanto, por conta da era digital, até após a pandemia, a tendência do e-commerce é de crescimento.

Os problemas do setor se concentram principalmente na parte de logística, por vivermos em um país continental as dificuldades se dão em várias etapas. Depois que a Amazon instituiu o next day delivery (entrega no dia seguinte), acaba gerando dificuldade as empresas. Como combater essas ações?


Há uma série de ações para atrair um cliente e fidelizá-lo como consumidor da sua loja, primeiramente você precisa de um atendimento claro e objetivo, e estar disposto a solucionar os empecilhos. Esse é um grande desafio do empreendedor virtual, que muitas vezes não é capaz de oferecer feedback rápido, humanizado e dispor das soluções para os problemas de seu cliente. A falta de preparo do vendedor, transparece ao comprador, que pode perder a confiança e desistir da compra. Existe a real necessidade de que você tem que passar confiança da sua empresa para o cliente.


Para sanar esses problemas, a tecnologia e tendências estão cada vez mais a nosso favor... Com a expansão do Omnichannel onde o foco é a experiencia do cliente, que interliga os canais de comunicação da empresa com um atendimento 360 º faz com que o cliente tenha o mesmo atendimento seja na loja física ou nos meios online. Esse cross do offline com o online traz consigo toda a estratégia de digital branding e assim traz resultados mais assertivos para fortalecer a marca.


Hoje com a disseminação instantânea de informações nas redes de comunicação online, utilizar vídeos é fundamental, traz proximidade do cliente com o produto, sem edições demais para mostrar a realidade. A utilização de chatboots nas suas plataformas online também aproximam as duas pontas. Produtos com compras recorrentes de repente, podem se tornar assinaturas, combos mensais como a própria Netflix faz com seu catalogo de filmes. Relembrando: o aumento de compras online é constante. Em 2018/2019 houve um crescimento no mobile de 41%. Investir em tecnologia e boas estratégias te livram de dores de cabeça no futuro. Hoje temos condições de entregar todas essas ferramentas para o cliente.


Além das novidades tecnológicas, a realidade virtual aumentada veio pra ficar, já vem sendo usada na educação e pode expandir chegando ao varejo; trazer essa relação virtual como o mercado imobiliário já vem implantando... O principal ponto é: tragam ideias pra dentro do seu negócio, seja diferente, não faça mais do mesmo; já estamos acostumados a ouvir essas frases clichês, mas como não fazer mais do mesmo? Pesquise, busque, olhe para outros segmentos... o cliente é o centro da estratégia, conheça bem ele, trace a persona, quem ele é, o comportamento, por onde ele anda, como gerar credibilidade... são um grande desafio, porém quando você entende melhor o perfil do consumidor a gente começa a executar as estratégias com mais eficiência.

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