• Adriano Santos

Digital Branding

O que é o cenário de digital branding?


A Internet se tornou uma necessidade básica das nossas vidas hoje, isso é um fato. E com essa nova era, alguns dos nossos comportamentos enquanto consumidores também mudaram, fazendo assim com que as empresas se conectassem com o mundo do marketing digital.


A medida em que houve o aumento na aceleração no modo de como as pessoas recebem informações, se tornou uma nova oportunidade para as marcas além de ser necessário trabalhar uma estratégia de digital branding nas empresas.



O digital branding nada mais é que a gestão da marca/ empresa que vai muito além do nome, logotipo, símbolo que irá representar sua pessoa jurídica. Toda a estratégia de digital branding é baseada em marketing conteúdo. Se eu não levo conteúdo para o meu público alvo (persona) no digital aonde estabeleço credibilidade e posicionamento para que o cliente crie desejo de consumir meu produto/marca.

Atualmente, o digital branding permeia por meio de quatro maneiras de gerenciar o marketing de conteúdo:



SEO


Basicamente um mecanismo de otimização de sites, que potencializa e enriquece o posicionamento nos sites de busca. O SEO colabora com a relevância e espalha conteúdo de forma mais fácil de se encontrar no GOOGLE ou outras redes. Diferente do Google ADS que é um link patrocinado, o SEO é uma forma orgânica (gratuita) entretanto necessita de um bom gerenciamento de palavras chaves que sejam voltadas para o ramo seu negócio.

Primeiro passo: sua marca precisa estar bem estabilizada. O site que com a transformação da era digital, acabou perdendo o calor, é a base da sua empresa, precisa ser bem otimizado e fácil de buscar, ele precisa conter todo tipo de informação que seu público possa querer buscar.



E-mail marketing


Desde que utilizado com a estratégia certa, o e-mail marketing será um grande aliado. Se gerenciado é capaz de atrair, reter e fidelizar clientes.

Mesmo com o avanço das mídias sociais, o e-mail continua tendo a sua importância fazendo com que o e-mail marketing estabeleça uma relação: Não adianta ser enviado para todo mundo. Com a velocidade em que as pessoas recebem informações nos dias de hoje é necessário que tenhamos uma persona bem definida, entender de forma mais profunda quem é seu cliente, qual o comportamento de consumo.

Deste modo, podemos considerar que o e-mail marketing faça com que ao invés de esperar pelo cliente, podemos encontra-lo. É uma interação instantânea quando bem executado (o conteúdo e a forma de comunicação bem feito).


Redes Sociais


Não podemos desconsiderar o tamanho potencial que as redes sociais possuem na nossa vida. Hoje elas ditam as formas de consumo seja de marca, de produto, de conteúdo. É aonde todos querem estar (e precisam estar).

A principal estratégia é fortalecer a sua presença, visibilidade e engajamento da sua marca para gerar mais negócios... Como faço isso? Como comunico minha audiência? Novamente, entender a persona para fortalecer o canal, comunicando, gerando conteúdo, efetivando o encontro de duas pontas: De um lado o consumidor buscando informação ou aproximação com a marca, do outro lado a marca que precisa disponibilizar todo o conteúdo possível que possa ser consumido nas redes sociais. Instagram, LinkedIn, Facebook cada uma delas uma estratégia, e uma forma de atingir esse público, não dá pra ficar fora.

Você vai precisar de uma estratégia de marketing para se comunicar da melhor forma, interagir e estreitar relacionamento com o seu cliente.


Google Ads


Uma ferramenta que é utilizada para alavancar sua presença digital, o Google Ads é nada mais nada menos que uma publicidade paga, um patrocínio pago, que garante que a marca vai entrar com a audiência. É possível fazer gerenciamento de filtros como faixa etária, geolocalização, para classificar o público alvo a ser impulsionado o conteúdo em curso.. É super qualificada, entretanto, paga.


Inbound Marketing


Estabelecer a presença digital da marca sem dispor de muito dinheiro, o Inbound Marketing se utilizado com boas estratégias, é diferente das mídias antigas que obrigavam o consumidor a ver o comercial. Com o inbound você começa a gerar conteúdo através de blogs, vídeos, post, e-books, ou seja, gerando conteúdo para pessoas conhecerem a marca. Algo que acontece naturalmente e as pessoas conseguem associar o produto/serviço ao tema o que acaba gerando relevância, credibilidade, você se torna uma pessoa/empresa notória naquele assunto.

Importante entender que é necessário criar uma estratégia pra manter essa relação, para que assim alcance o objetivo de atrair e converter usuários espontaneamente.




E então?

Perceberam que todas as ações que falamos precisam ser trabalhadas de forma estratégica?

Como cada uma delas conversam de formas diferentes com o seu consumidor?


Tudo isso é um Cross de todas essas estratégias juntas. Com a abordagem do Inbound Marketing, os anúncios no e-mail marketing, com as palavras chaves que conversam com a minha persona no SEO, minhas redes sociais são compatíveis e geram engajamento e o Google Ads ajudando a alavancar meus negócios, se você executar todas essas ações, você estará colocando em pratica o Digital Branding.



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Autor: Adriano Santos, maio 2020


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