top of page
  • Foto do escritorleonardokodato

Inteligência de mercado: a melhor forma de prosperar nos negócios

As vantagens dessa estratégia estão no aumento da competitividade da sua empresa em comparação aos concorrentes, entre outros


Em muitos momentos de crise, eu ouvi pessoas dizerem que empresas fecharam as portas por falta de sorte, vítimas da fase ruim. Bom, desculpe ter que dizer isso, mas não existe sorte no mundo dos negócios, e sim estudo, a análise de cenários e resultados. Você pode até me perguntar: Adriano, mas e casos extremos como o da Covid-19? Realmente, é difícil imaginar que em pleno século 21 o mundo seria acometido por uma pandemia.


Entretanto, se olharmos em retrospecto, o primeiro caso da doença apareceu em Wuhan, na China, no fim de dezembro de 2019 e demorou dois meses para chegar ao Brasil, no fim de fevereiro de 2020. Nesse meio tempo, nós pudemos ver como os outros países foram impactados, seja no que diz respeito à saúde ou à economia. Logo, não era difícil prever que a doença chegaria ao Brasil mais cedo ou mais tarde, e termos pelo menos uma noção do que estava por vir.


E o que tudo isso tem a ver com Inteligência de Mercado? O raciocínio que guiou o parágrafo anterior não deixa de ser um exemplo de Inteligência de Mercado. Na teoria, ela é uma estratégia focada nos resultados das análises de ambientes externos e internos. A partir desses estudos, você pode olhar para dentro da empresa e antecipar possíveis problemas e oportunidades.


Os ambientes organizacionais estão relacionados à empresa, então, quando o ambiente é externo, eu estou falando de fora da organização, como...


 


Adriano Santos é empresário, especialista em marketing estratégico, Sócio Fundador do InstaGrupo e CEO do Grupo Era.



bottom of page