Sua empresa já elaborou um planejamento estratégico?
Obteve bons resultados na execução?
Independentemente do tamanho da sua companhia, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, esta é uma estratégia que todas as empresas precisam ter. Se você não faz planejamento, é muito mais difícil alçar voos mais altos.
Dentro desse cenário o que é o planejamento estratégico?
O P.E nada mais é que a definição de um plano de ações para alavancar a empresa. Ele consiste em minimizar erros, corrigir rotas, estabelecer objetivos, entender o mercado, necessidades do público alvo, dores sentidas no ambiente interno empresarial, atrelado as áreas financeira e orçamentária da empresa.
Nos dias de hoje apenas os números de faturamento já não importam se o seu produto ou serviço não dispõe de uma boa margem de contribuição.
Essa ação ajuda a administrar a quantidade de tempo, recursos e energia empregada na estratégia. Além disso, utiliza-se como base os quatro elementos de Michael Porter que auxilia a reconhecer problemas no ambiente externo como análises socioculturais, ações políticas, mensurar o target VS o público alvo, ambientes econômicos que impactam no seu negócio desde o bairro até em âmbito nacional, concorrentes, entre outros.
Tudo que no externo é levantado, são pontos que talvez não possam ser mudados, mas a empresa consegue se antecipar em determinadas situações. No ambiente interno é possível identificar os erros e desenhar melhorias com um gerenciamento de curva ABC de clientes e do seu produto/serviço. Utilizar estratégias a seu favor como a matriz do oceano azul e oceano vermelho, entender as dores do seu cliente, ter um estudo efetivo de preço, praça e promoção, ter uma comunicação eficiente com o público, um bom posicionamento no seu segmento e um bom plano de marketing são alguns dos pontos que precisam ser levantados em um planejamento estratégico para responder as seguintes perguntas:
Onde estamos, aonde queremos chegar e como vamos chegar?
O departamento financeiro nesse caso também precisa de um plano de ação uma vez que se está projetando o futuro é necessário que os números façam parte de todo o projeto?
Desenvolver o planejamento estratégico nos dias atuais não é uma tarefa difícil pois o mercado possui diversos profissionais desde especialistas de marketing e inteligência de mercado, consultores e empresas que auxiliam na construção do P.E. Busque a forma que melhor encaixar no perfil e no budget da companhia. Eles se utilizam de diversas ferramentas de estudos como Canvas que defini um modelo de negócio a ser compreendido e que permite que peças chaves sejam ajustadas de forma eficiente como KPIs, metas a serem alcançadas e todas as ações podem ser revistas em períodos de cada 3 ou 6 meses.
Tudo isso não demonstra o começo do que é construir um planejamento estratégico, é um assunto com diversas divisões que iremos abordar em uma próxima conversa.
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